ANIMWORK - Ensino por meio de animações

0c

sábado, 19 de setembro de 2009

ANIMWORK
Animwork - Ensino por meio de animações


Tecnologias e seus similes sempre incitaram-me certa curiosidade e sincera excitação nervosa ao se apresentarem como "possibilidades", "abertura", "caminhos novos". Em contrapartida, existem os elementos dos quais ainda não se esgotaram todas as possibilidades e com a substituição à determinadas tecnologias direcionadas por uma demanda de mercado, ocorre-me sempre olhar com suspeita tanto o "Hocus pocus" em que surgem estas, quanto a carga mercadológica da velocidade de suas implementações. Quero dizer com isso que é dificil assimilar uma tecnologia ou um uso específico de dada técnica quando existem tantas coisas em jogo.

No entanto, não me sinto à vontade ao lado das hienas pessimistas que agridem nossos ouvidos com o "computador substituirá o homem!", "as máquinas são instrumentos do diabo!" ou mesmo "Nego-me a utilizar o que é novo!": não sou tão extremista!

Porém, o frenesi futurista-otimista não me tranquiliza como aos histrionicos de toda espécie. Se fosse dizer alguma coisa quando, no máximo estaria a ponto de silenciar, diria: "Cautela meus amigos, cautela!

Apresentei essa questão controversa para falar de um instrumento do qual acredito carregar atualmente também uma gota de controversia: O ensino por meio de animações!

É exatamente este o projeto desenvolvido por instituições de cinco países europeus. A parceria  consiste na união de instituições como 9 zeros da Espanha, Ciclope filmes de Portugal, a Universidade do Oeste da Inglaterra, o Kinobuss da Estónia,  e a The animation Workshop/CVU Midt-Vest da Dinamarca.

É muito interessante essa proposta pois ela está fundamentada sob o argumento de que este tipo de linguagem, a linguagem da internet, dos jogos e dos filmes, enfim, a linguagem das animações, está presente constantemente no universo diário de crianças e adolescentes.

Deste modo, o projeto mantém um site na internet o animwork do qual serve de guia completo de criação e elaboração de material para o ensino com animação. O site é em inglês e disponibiliza tanto o download dos guias no formato pdf para leitura e impressão, como  o visitante do site pode acessar esses conteúdos passo a passo em arquivos em flash e vídeos disponíveis no website. O projeto é  muito bom e excessivamente sujestivo em termos de abertura de possibilidades. Particularmente, fiquei muito curioso para ver propostas de animações para o ensino de Filosofia com o uso de animações.

Contudo, como um projeto que tem seu "pano de fundo" na realidade européia, nas crianças européias, no ensino europeu, surgem possíveis dúvidas em relação a aplicabilidade deste projeto às realidades do ensino no Brasil:

1. Por que o site não possui tradução do conteúdo para o português. Como voluntários podem auxiliar nesse processo de tradução?

2. Nossos professores do ensino público do país, por exemplo, teriam condições financeiras de adquirir uma câmera e um bom computador para a criação das animações?

3. Teriam incentivo e disponibilidade de tempo das instituições em que trabalham para elaboração das animações?

Estas três questôes bastam por ora! Pois, em verdade, como já é sabido, projetos desse tipo ficam na maioria das vezes no círculo de professores excêntricos que ainda, de certo modo, acreditam no cultivo , por meio da educação, de um tipo de homem elevado que só vislumbramos outrora em sonhos pueris.


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR!

DICAS PARA COMENTÁRIOS!
Os comentários não serão moderados,portanto, usufrua de modo inteligente e criativo deste espaço para discussão de idéias.

-Evite propagandas de sites e blogs.
-Para contatar os autores envie-os e-mails.
-Seja criativo e procure comentar relacionado à postagem.

DIVIRTA-SE

Inicio Feed Twitter E-mail Favoritos Email Email

Antiniilina 2009. Alguns Direitos Reservados.
Termos de Uso | Política de Privacidade | | Projeto | Expediente | Contato | BB