Juramento 'Médico'

0c

Manuscrito com o juramento hipocrático
Página de manuscrito bizantino com o juramento hipocrático.
Data: séc. XII
Folio Biblioteca Vaticana
Fonte: Gréciantiga.org


Assim como os Médicos seguem o juramento Hipocrático, nós "Médicos", reelaboramos nosso "código de conduta e juramento" baseando-se naquele adaptando à nosso bel prazer e justiça, o juramento que se segue:

O juramento dos Médicos advinhos

[1a] Juro por Dioníso médico, Afrodite, Pã, Iambe e todos os deuses e deusas, e os tomo por testemunhas que, conforme minha capacidade e discernimento, cumprirei este juramento e compromisso escrito ou não:

[1b] considerar igual a meus pais aquele que me ensinou esta arte, compartilhar com ele meus recursos e se necessário prover o que lhe faltar; considerar seus filhos meus irmãos, e aos do sexo masculino e feminino ensinar esta arte sem remuneração ou compromisso escrito, se desejarem aprendê-la; compartilhar os preceitos, ensinamentos orais e todas as demais instruções com os meus filhos, os filhos daquele que me ensinou, os discípulos que assumiram compromisso por escrito e prestaram juramento conforme a lei médica, e com ninguém mais;

[2] utilizarei a dieta em benefício dos que sofrem, conforme minha capacidade e discernimento, e além disso repelirei a narcose e a injustiça;

[3] não darei, a quem pedir, nenhuma droga mortal, nem recomendarei essa decisão; do mesmo modo, não darei ouvidos aos suicidas rancorosos que maldizem a vida;

[4] com zombaria e maldade conservarei minha vida e minha arte;

[5] não operarei ninguém que tenha fumado pedra, mas cederei o lugar aos homens que fazem isso.

[6] Em quantas casas eu entrar, entrarei para benefício dos que sofrem, evitando toda injustiça voluntária e outra forma de corrupção, e também atos libidinosos no corpo de mulheres e homens, livres ou escravos.

[7] O que vir e ouvir, durante o tratamento, sobre a vida dos homens, sem relação com o tratamento, e que não for necessário divulgar, falarei, considerando tais coisas anedotas divertidas.

[8] Se cumprir e não violar este juramento, que eu possa desfrutar minha vida e minha arte afamado junto a todos os homens, para sempre; mas se eu o transgredir e não cumprir, que o contrário não aconteça.


Veja o Juramento de Hipocrates original


Inicio Feed Twitter E-mail Favoritos Email Email

Antiniilina 2009. Alguns Direitos Reservados.
Termos de Uso | Política de Privacidade | | Projeto | Expediente | Contato | BB